segunda-feira, 18 de abril de 2011

Gengibre para emagrecer!!

Gengibre para emagrecerRecentemente, o gengibre parece ter ganhado mais uma propriedade: a de emagrecedor. Mas será que ele realmente tem esse poder?
O gengibre (Zingiber officinale) é uma planta herbácea da família das Zingiberaceae, originária da ilha de Java, da Índia e da China, de onde se difundiu pelas regiões tropicais do mundo.
Outro nome conhecido no norte do Brasil, principalmente pelos indígenas é Mangarataia ou mangaratiá.
No Brasil, é cultivado principalmente na faixa litorânea do Espírito Santo, Santa Catarina, Paraná e no sul de São Paulo, em razão das condições de clima e de solo mais adequadas.
O gengibre é muito conhecido pelo seu poder medicinal no combate a dores de garganta, rouquidão, tosse, gripes, resfriados, enjôo e náuseas. Tantas propriedades terapêuticas se devem à ação conjunta de várias substâncias , principalmente, a do óleo essencial, rico nos componentes medicinais cafeno, felandreno, zingibereno e zingerona.
A raiz contém nutrientes como: vitamina B6, cobre, potássio, magnésio, além de pouco calórica. Cada 100g de gengibre tem aproximadamente 46 calorias.
A fama de "emagrecedor" do gengibre se deve a sua ação termogênica. Os alimentos termogênicos são aqueles que quando passam pelo processo de digestão geram um gasto maior de energia, devido as suas propriedades, e por isso aceleram o metabolismo e de certa forma contribuem com o emagrecimento.
No caso do gengibre, a substância responsável pela ação termogênica é o gingerol.
Portanto, o gengibre pode sim te ajudar a se livrar dos quilinhos extras, mas somente quando aliado a uma alimentação saudável, balanceada e a prática regular de atividade física.
A recomendação é que se consuma 1 pedaço (pode ser incluído em preparações, sucos, ou mesmo mastigar) de 2cm, 3 vezes ao dia. Mas se preferir, pode fazer um chá com um pedaço de 6cm e tomá-lo 3 vezes ao dia.
Vale ressaltar também, que o consumo exagerado pode ser prejudicial.

 Por:Camila Rebouças de Castro
Nutricionista - CRN-3 14.11

E ai, gostaram?
Bjim

2 comentários:

  1. Olá... Cheguei ao seu blog atraves do Desafio Desistir Jamais da Lu Francesa... Estou passando pra desejar sorte e perseverança e dizer que estarei te acompanhando... Fique a vontade para fazer o mesmo!!!
    Beijos....

    ResponderExcluir
  2. Olá tudo bem?
    Também estou participando do desafio "desistir jamais" da Lu Francesa e estou passando para te desejar boa sorte e que você atinja seu objetivo.
    Juntas conseguiremos!!!!
    Bjaum!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...