quinta-feira, 2 de junho de 2011

Fome ou vontade de comer?

Olá gente, como estão hoje?
Estou com uma forte dor de garganta, mas fora isso tudo ok!!
Não sei vocês, mas eu vivo com fome, ou seria vontade de comer? como posso saber?
Sei que ninguém tem fome o tempo todo!! Mas muitas vezes não resisto e cedo a comilança, ai o resultado do esforço da semana de RA não aparece, fico com raiva e a culpa é de quem??? de quem? MINHA!!  E da minha falta de vergonha na cara!!! 
Então, pesquisando, encontrei essa matéria interessante, espero que gostem.
Bjos
Segue a matéria:
Diferencie a fome da vontade de comer
e escape das calorias extras.
Fuja as situações em que as mastigadas só servem para aumentar os problemas com a balança 

Sentir fome o dia todo não é normal. Se você não passa mais de meia hora sem mastigar alguma coisa, alerta ligado. Pode ser esta a explicação para suas dificuldades com a balança. E, em geral, quem age assim não sente fome. Nenhum organismo tem uma necessidade tão intensa de consumir alimentos , afirma a nutricionista responsável pelo MinhaVida, Roberta Stella. Isso é vontade de comer, simplesmente. Trata-se de um sintoma que mascara ansiedade ou é disparado quando somos expostos a sensações visuais ou olfativas tipo passar na frente de uma confeitaria incrível, mesmo tendo acabado de comer sobremesa ou vasculhar a geladeira enquanto o computador ligado lembra que há trabalho a fazer .

A fome, em si, é um processo fisiológico que indica a necessidade do corpo por alimentos para manter as suas funções normais (respiração, batimentos cardíacos, contrações musculares) e realizar as atividades diárias e as do organismo. A dieta ideal também fornece os nutrientes importantes para que as reações orgânicas se processem adequadamente. Já a vontade de comer não escolhe hora e pode aparecer até mesmo logo após uma refeição, quando você já está satisfeito.

Sucumbir freqüentemente à vontade de comer pode levar ao excesso de peso e à sensação de descontrole. Por isso, a principal atitude é estabelecer uma rotina alimentar, estipulando horários para as refeições principais e, também, para pequenos lanches intermediários. A seguir, a nutricionista do MinhaVida identifica as principais situações em que o vício da mastigada mantém-se à espreita. Fique atenta e leia com atenção as dicas que a especialista dá para você se livrar do problema.

Perigo: Você tem mania de ficar beliscando, mesmo tendo acabado de comer 
Como resolver: nas refeições principais (café da manhã, almoço e jantar), consuma alimentos com maior volume e menor quantidade energética como frutas, legumes, verduras, além de cereais integrais (por exemplo, arroz integral). Dessa maneira, o organismo irá receber o alerta de saciedade, levando à interrupção da ação de se alimentar. Além disso, esses alimentos são ricos em fibras, fazendo com que o esvaziamento gástrico ocorra lentamente, ou seja, nada de não vai caber uma azeitona no seu estômago logo após o término da refeição. Outra dica é estipular horários para pequenos lanches entre as refeições principais. Isso evita ficar beliscando e perder a noção de quanto alimento já foi consumido. 

Perigo: Com trabalho para fazer, você não pára de vasculhar a geladeira 
Como resolver: é comum querer desviar a atenção em situações que exigem muita concentração. Em casa, facilmente a geladeira é o alvo preferido. Se o cansaço bateu, faça outra atividade, como ouvir uma música, fazer uma ligação para um amigo, ver um programa na TV ou ler alguma revista ou jornal. Mas, o importante, é não transferir para o alimento algum sentimento ou recompensa por um trabalho que está sendo realizado. 

Perigo: Abusar do couvert e pedir uma refeição mais leve no restaurante 
Como resolver: No momento em que chegar ao restaurante, a fome pode estar dando sinal de vida. Entretanto, o mais prudente é fazer logo o pedido e dispensar petiscos ou o couvert, que acrescentam calorias desnecessárias no seu cardápio. 

Perigo: Sempre que senta para assistir à televisão, arruma uns petiscos Como resolver: ao assistir ao seu programa preferido, evite comer em frente à TV. Dividir a atenção com o alimento faz com que você perca a noção da quantidade ingerida, comendo demais. A melhor atitude é fazer um lanche pequeno entre as refeições principais, podendo ser frutas, iogurte, suco, barrinha de cereais. 

Perigo: Aproveita os minutos no telefone para comer alguma coisa Como resolver: falar com alguém ao telefone e ao mesmo tempo ficar petiscando não é nada agradável. Primeiro, porque a pessoa do outro lado da linha perceberá e, depois, você pode não prestar atenção ao que está sendo falado. Além de mastigar mal, prejudicando sua digestão. 

Perigo: Manter guloseimas no porta-luvas do carro 
Como resolver: já há disponíveis vários alimentos que podem ser levados para cima e pra baixo, esperando a fome. Mas é importante não fazer do carro ou da bolsa uma doceria ambulante. Boas opções são barrinhas de cereais, embalagens individuais de biscoito integral e frutas. Não há desculpas que defendam a vontade de comer. Mas, se a fome aparecer, opte pelos alimentos mais saudáveis. 



Fonte: Minha vida

Um comentário:

  1. Adorei a matéria...Muitas vezes sinto é vontade de comer mesmo! Beijos e bom resto de semana

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...