domingo, 28 de agosto de 2011

O segredo da magreza dos chineses...

Oi gente!!
Vambora pensar como os chineses e ficar magrinhos como eles?!!
segue a matéria:


"A obesidade é uma doença que aumenta lentamente no mundo todo. O excesso de peso afeta a circulação, a pressão arterial e pode, inclusive, provocar câncer", explica Wendy Shao, especialista em Medicina Tradicional Chinesa do Beijing United Family Hospital and Clinics (BJU).
Wendy defende o uso de produtos naturais, sem componentes químicos, para equilibrar todo o corpo: "Este é o núcleo do meu tratamento, combinado com a acupuntura e as massagens".
"Trata-se de fazer com que a beleza e a saúde se encontrem e não de perder saúde a fim de se conquistar beleza", recomenda a especialista.
Por que os chineses são mais magros? Além de por questões genéticas, a maioria dos especialistas destaca que a dieta equilibrada e baseada nos hábitos de saúde taoístas e a Medicina Tradicional Chinesa (MTC) mantêm essa população no peso ideal.
A prova de que o segredo da magreza dos chineses está na dieta e em hábitos de vida equilibrados é que até os mais magros estão começando a engordar com a chegada do hambúrguer e outros tipos de fast-food.
"A obesidade é uma doença que aumenta lentamente no mundo todo. O excesso de peso afeta a circulação, a pressão arterial e pode, inclusive, provocar câncer", explica Wendy Shao, especialista em Medicina Tradicional Chinesa do Beijing United Family Hospital and Clinics (BJU), um dos mais caros da capital chinesa.
Produtos naturais, acupuntura e massagens


A MTC, uma prática preventiva de três mil anos de antiguidade e cuja efetividade continua sendo objeto de estudo e controvérsias para a ciência ocidental, combina o uso de ervas medicinais, dietoterapia, massagens e acupuntura para resolver os problemas de obesidade.
Procedente de uma família de mulheres especialistas em MTC, Wendy dá uma série de conselhos gerais, como evitar a perda de peso rapidamente através do uso de produtos ditos "milagrosos", já que podem produzir problemas cardíacos.
De fato, alguns medicamentos chineses à base de efedra e exportados através da internet foram proibidos nos Estados Unidos por conterem uma substância ilegal, o cloridrato de fenfluramina, que estava associada a problemas no coração e cuja venda foi proibida em 2009 na China.
Wendy defende o uso de produtos naturais, sem componentes químicos, para equilibrar todo o corpo: "Este é o núcleo do meu tratamento, combinado com a acupuntura e as massagens".
Segundo ela, a maioria de seus pacientes conseguiu reduzir entre 5% e 10% de seu peso e melhorar a aparência de sua pele, que costuma sofrer com as mudanças bruscas de peso.
Seus tratamentos começam por equilibrar o interior mediante acupuntura e massagens e depois com chás a base de ervas, entre elas a do fruto do cratego chinês, a raiz de kudzu e a de sementes de cássia.
Wendy assegura que estes chás não provocam efeitos colaterias e contêm numerosos flavonóides (antioxidantes), como a citrina, e outros componentes que, combinados em função de cada pessoa, podem ajudar a perder peso ao reduzir o apetite e ativar o metabolismo e o funcionamento do sistema digestivo colaborando para a evacuação, a eliminação dos triglicerídeos e na redução do colesterol.
"Trata-se de fazer com que a beleza e a saúde se encontrem e não de perder saúde a fim de se conquistar beleza", recomenda a especialista.
Como parte de seu tratamento, a acupuntura desempenha um papel fundamental, pois através dela "se pode influir no sistema digestivo e reduzir a ansiedade a fim de que os pacientes comam menos, além de melhorar a circulação, enquanto as massagens incidem nos mesmos pontos para conseguir efeitos similares".
A especialista recomenda que, para emagrecer, as pessoas devem procurar um profissional experiente em MTC, já que cada caso exige remédios individualizados para que o corpo recupere o equilíbrio e, com ele, a saúde, a beleza e a magreza.



Equilibrando o “Yin” e o “Yang”
O objetivo do diagnóstico pela MTC é equilibrar os elementos "yin" (negativo) e "yang" (positivo). A MTC se baseia na natureza e no poder das ervas e dos alimentos, que têm quatro características: frio, quente, temperado e fresco; e cinco sabores: salgado, ácido, doce, amargo e picante.
O tratamento consiste em usar remédios com uma natureza e sabor opostos ao do problema a fim de neutralizá-lo.
Cada uma destas características tem uma influência diferente. Por exemplo, os alimentos ácidos atuam sobre o fígado e a vesícula biliar, os amargos favorecem a drenagem e atuam sobre o coração e o intestino, os salgados lubrificam e atuam sobre o rim e os doces tonificam o baço, o pâncreas e o estômago. Da mesma forma, os alimentos quentes revigoram, os neutros harmonizam e os frios adstringem.
Wendy recomenda perder peso gradualmente, a um ritmo de entre 5% e 10% do peso em dois meses, já que mais rápido que isso não é considerado saudável. Além disso, aconselha aos pacientes que reduzam ou abandonem de vez hábitos alimentares ocidentais, como o abuso de café e de pizzas.
"É preciso comer muitos vegetais e frutas. E substituir o café por chá verde ou Chá Pu-erh, que não só ajudam a perder peso, mas são ricos em antioxidantes que mantêm a juventude".
Para a MTC também é muito importante ter paz de espírito e praticar esportes. Por este motivo, a especialista recomenda descansar após as refeições e, depois, praticar alguma atividade física, como uma caminhada em ritmo acelerado.
"Se a linfa flui, o corpo emagrece"

Lili Lu, famosa por seus tratamentos naturais herdados de gerações de praticantes da MTC, também acredita que não há milagres, portanto a pessoa precisa manter uma alimentação equilibrada e praticar esportes.
Ela assegura que é esse o segredo da beleza de atrizes chinesas como Li Bingbing, Xu Qi, Gao Yuanyuan e da francesa Juliette Binoche.
Os antepassados de Lili trataram tanto dos aristocratas da dinastia Qing como dos funcionários de Mao Tse Tung e passaram para ela a receita contra a acne a base de mel que a tornou famosa entre a colônia estrangeira em Pequim como "Sugar Mama".
De seu salão em Pequim, o Royal Family Beauty and Health Care, ela revela à Agência Efe que os melhores alimentos para o verão, ricos em antioxidantes, são brócolis, tomate, pepino e arando.
"A medicina chinesa age para que todo o corpo esteja são. Acho que é importante conhecer como se distribui o sistema linfático por todo o corpo (...). Se a linfa flui sem obstáculos, então o corpo emagrece", explica a esteticista.
Por isso, entre as recomendações que Lili dá a seus clientes está caminhar diariamente por 20 minutos em um ritmo acelerado, para que o corpo sue, promovendo a circulação do sangue, mantendo a fluência do sistema linfático, expulsando as toxinas e reduzindo o peso.
Ela recomenda ainda alimentos com fibras, comer muito no café da manhã e pouco para jantar, e dedicar entre 20 e 40 minutos diários para a prática de atividades físicas.
"Não sou a favor de a pessoa emagrecer reduzindo a quantidade de comida, acho que o exercício é o melhor método. O esporte ajuda a digerir a comida e melhora o tom dos músculos", destaca.
A esteticista, que tem 56 anos, 1,68 metro de altura e 60 quilos, explica que mantém essa proporção graças a sua rotina: a primeira coisa que ela faz ao se levantar é tomar uma colherada de mel e água, depois se exercita durante 20 a 40 minutos, faz uma refeição que inclui tomate, pepino, maçã, carnes, frutas, leite, queijo e ovos. O jantar costuma ser mais leve, a base de peixe e carnes branca, para que a digestão seja rápida.
Ela afirma que na sua idade é preciso consumir mais alimentos ricos em cálcio e vitamina D, incluindo queijo e soja.
"Acho que o leite, os ovos, o sol e atividades físicas são quatro fatores essenciais para se manter a saúde. A vitamina D também é importante ".



Por Marga Zambrana 
Fonte: Yahoo notícias

Um comentário:

  1. Oi Bia, minha anja. Aqui onde moro é tudo tão perto que eu tenho mesmo que me animar pra malhar. Eu tava é muito acomodada. Num desiste não, visse? Tenha paciência nos estágios, há sempre uma chance no tempo certo. Bjs e fica com Deus.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...