segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Águas saborizadas trazem problemas como os refrigerantes

Bom dia!!!
Meu Deus, e eu achando que podia!!!
A matéria é bem interessante!! Eu estava tomando essas águas achando que por ter nada de calorias eram saudáveis. Sódio nem pensar!!!
Espero que gostem da matéria..
Bjos
Águas saborizadas trazem problemas como os refrigerantes
Ao comparar um líquido saborizado e um refrigerante com suco de limão de uma mesma marca, o primeiro contém quase cinco vezes mais sódio
Ao comparar um líquido saborizado e um refrigerante com suco de limão de uma mesma marca, o primeiro contém quase cinco vezes mais sódio. Foto: Getty Images
por PATRICIA ZWIPPA
Os refrigerantes são relacionados a muitos malefícios à saúde. E as águas saborizadas começaram a ser encaradas como opções mais saudáveis. Se pensa assim, cuidado! Elas são classificadas pelos próprios fabricantes como refrigerantes de baixa caloria levemente gaseificados e não devem ser encaradas como substitutas da água.
Segundo a nutricionista Alessandra Paula Nunes, professora do Centro Universitário São Camilo, o que as distingue dos refrigerantes comuns é apenas a não-adição de açúcar, já que a maioria é de baixa caloria e tem adoçante entre os ingredientes. Essas bebidas apresentam edulcorantes, conservantes, aromatizantes e ácido fosfórico, assim como as convencionais.
O ácido fosfórico pode ser responsável pela relação com a osteoporose, além de ser um agravante para a gastrite. Os aditivos (acidulantes, conservantes e corantes artificiais) tendem a abrir espaço para processos alérgicos e hiperatividade.
"O benzoato de sódio é um conservante utilizado na maioria dos refrigerantes e pode desencadear uma reação com outros componentes da bebida, formando benzeno, que, se ingerido por longos períodos, pode aumentar o risco para neoplasias (tumores), principalmente nas versões diet e light, porque não contêm o açúcar que inibe a formação do benzeno", disse a nutricionista.
Enquanto os açúcares (alto valor calórico) dos refrigerantes convencionais contribuem para a obesidade, cáries, flatulência e diabetes, a troca deles por quantidades consideráveis de adoçantes nas águas saborizadas representa altas taxas de sódio, o que aumenta o risco para hipertensão e problemas renais. Ao comparar um líquido saborizado e um refrigerante com suco de limão de uma mesma marca, o primeiro contém quase cinco vezes mais sódio.
Caso queira saborear as tentações, invista na moderação. Não ultrapasse a dica de, no máximo, duas vezes por semana (300 ml). Evite-as durante as refeições. Prefira opções mais saudáveis, como sucos naturais e chás.
Fonte: Terra Saúde

2 comentários:

  1. Nossa Bia quem diria que essas aguas acabaria pesando tanto neh?
    Agora vou passar bem longe delas.
    Beijos e obrigada pela materia.

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  2. Adorei a montagem :D, obrigada pelo carinho! Vou salvar pra mim tb!!!!! Beijocas,Lu.

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