sábado, 22 de outubro de 2011

Você sabe respirar corretamente enquanto corre?


A corrida é uma atividade aeróbia bastante exigente, que envolve o metabolismo do oxigênio como fonte de energia. Daí a grande importância na maneira como você respira enquanto corre: isso determina o consumo de calorias e o rendimento do seu treino.

Mas nada de paranóias. A respiração é algo natural e, portanto, vai variar seguindo as necessidades do seu corpo. Parado e sem se exercitar, seu corpo responde com a respiração nasal, que melhora a qualidade do ar que respiramos o nariz filtra e aquece o ar que vai chegar aos pulmões. 

Só que, durante uma atividade física aeróbia de intensidade forte, a prioridade é suprir a necessidade maior de ar. Por isso, não se force a ficar de boca fechada. Combine inspirações pela boca e pelo nariz, de acordo com a necessidade do seu corpo.


Inspire, expire! 

Seu corpo revela se você está respirando direito 

1. Olhe para o abdômen e para o peito: qual dos dois estufa primeiro? Se for o abdômen, perfeito. Do contrário, acalme-se e tente corrigir. A respiração pelo peito é chamada de curta ou alta. É de pouco fôlego e provoca ansiedade. No seu dia a dia, tente se observar. Treinando a respirar pela barriga, logo o exercício torna-se automático. 

2. Infle o abdômen na respiração e murche quando expirar. Solte o ar mais lentamente do que inspirou, aumentando a eliminação de gás carbônico e abrindo espaço nos pulmões para a entrada de oxigênio. 

3. A respiração correta faz o seguinte caminho: começa pelo abdômen, chega até a região das costelas e, por fim, atinge o tórax. Praticá-la é a melhor receita contra a famosa dor de lado , porque os movimentos diminuem a tensão no músculo do diafragma, envolvido na respiração. Quando a troca de ar é alta, este músculo é obrigado a se contrair e relaxar em intervalos muito curtos, gerando um espasmo espécie de cãibra que ocasiona a terrível dor na lateral do abdômen.


Fonte: Minha vida

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

A balança não mexe...

Bom dia!!
Antes de tudo quero agradecer a vocês pelas visitas!!! 6000!!!! Nossa estou feliz!! 

Tenho me pesado todos os dias, tem horas que acho que estou neurótica, mas se não me peso não consigo um bom controle.
Ontem comi um sanduíche na faculdade, sem culpa, não comi nada na parte da tarde e não jantei, então tudo certo.
Essa semana vou ficar só na sopinha, para ver se dou um susto no organismo, ver se ele reage!! O ponteiro da balança parou, parece que fica agarrado, dali não passa!! Que coisa chata!!!
Espero ir melhor essa semana na minha RA.
Um bjo
Bia

domingo, 16 de outubro de 2011

Confira os alimentos ideais para serem consumidos antes dos exercícios

Boa noite gente!!!
Espero que estejam todos muito bem!!
Hoje fiz uma sopinha, com essa chuvinha que cai ai, vai muitíssimo bem!!
Fez um mês que estou acompanhando o "Dieta Sob Controle", eliminei 2.30kg, não é muito, porém melhor que nada..srsrs
Há uns dias, saiu uma matéria no 'Minha Vida', muito interessante, sobre o que devemos comer antes de ir fazer nossa atividade física diária!!
Muito boa!! Espero que gostem.
Bjos

Confira os alimentos ideais para serem consumidos antes dos exercícios
por Carolina Gonçalves

Praticar atividades físicas é muito importante para a nossa saúde e bem-estar, além de ajudar ? e muito! ? na hora de perder alguns quilinhos. Porém, é importante não se preocupar apenas com o tipo de exercício ou a intensidade dele - também temos que nos alimentar de acordo com os treinos, pois uma refeição adequada é capaz de conseguir as reservas de energia necessárias para que a atividade física não se torne um fardo. As nutricionistas Barbara Sanches e Camila Abreu contam quais alimentos são recomendados para se fazer exercícios e por quê: 
Enchendo o corpo de energia!
carboidratos - Foto Getty Images
Antes do treino, o ideal é consumir alimentos que dão mais energia, já que você está prestes a gastar um monte dela nos exercícios. Quando se fala em alimentos que dão energia, entram em cena os carboidratos. "Além de ser sinônimo de energia e garantir disposição, o carboidrato preserva a massa muscular", conta Camila. 
Barbara completa: "nutrientes como vitaminas, minerais e aminoácidos também são necessários para o treino, embora não precisem ser consumidos necessariamente antes dos treinos, como os carboidratos. Eles podem estar diluídos durante o dia todo, em várias refeições". O ideal é dar preferência aos carboidratos complexos, presente nos pães, arroz e massas, pois sua digestão é lenta, garantindo energia por mais tempo. 
Evite esses alimentos 
alimentos gordurosos - Foto Getty Images
"Deve-se evitar a ingestão de fibras e alimentos gordurosos, pois podem causar desconforto gastrintestinal. Dê preferência aos lácteos com baixo percentual de gorduras e retire as cascas e bagaço das frutas", aconselha Camila. 
Sugestões para refeição antes do treino
antes do treino - Foto Getty Images
As nutricionistas indicam: cereais matinais, pães, bolachas e biscoitos simples (sem recheio), arroz, massas em geral, tubérculos (batata, mandioquinha, mandioca), frutas frescas como melancia, pêssego e uvas.
Reposição nutricional 
Beba água - Foto Getty Images
Durante a prática do exercício, também devemos tomar cuidados importantes, como a reposição de líquidos e hidratação do nosso corpo. "A ingestão de líquidos é fundamental para o desempenho. Essa estratégia é importante para prevenir hipoglicemia e/ou desidratação, quadros que comprometem o rendimento" diz Camila. "É importante sempre levar água e, preferencialmente, bebidas esportivas", completa. 


LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...