sábado, 14 de julho de 2012

Veja como evitar que sua sopa se transforme em uma bomba calórica


E ai gente!!
Muito frio?! Aqui está congelante...Para esquentar é sempre bom uma sopinha né, mas temos que tomar cuidado...
Então ai vai umas dicas legais!



Bjos 
Bia



A sopa é uma das maiores aliadas quando o assunto é eliminar os excessos. No entanto, algumas escolhas erradas podem transformá-la numa verdadeira bomba calórica. A nutricionista funcional Carina Boniatti, de São Paulo, conta quais são as maiores armadilhas e como fazer para fugir delas. 


• O creme de leite é perfeito para deixar a sopa mais encorpada, no entanto, é rico em calorias. “O ideal é evitar o ingrediente ou usar no máximo ½ xícara de chá para cada duas porções de sopa”, ensina Carina. 


• Os queijos amarelos também não são boas opções para complementar a sopa, principalmente o parmesão, que é um dos mais calóricos. “O ideal é evitar, mas quem não resiste pode adicionar, no máximo, 1 colher de sobremesa de queijo ralado”, recomenda a nutricionista. 


• O azeite de oliva é saudável, mas também contém bastante calorias. Por isso, não vale exagerar! Na hora de adicionar sabor ao prato, 1 colher de sopa de azeite é o suficiente. 


• As torradas são os acompanhamentos perfeitos para a sua sopa? Para que elas não coloquem a dieta em risco, não exagere na quantidade e dê preferência à versão integral. 


• O bacon e a linguiça são os responsáveis por dar aquele toque especial à sopa, no entanto, estão longe de serem ingredientes saudáveis, por isso evite sempre. “Para que seu prato não fique sem graça, abuse das ervas e especiarias”, explica a especialista. 


• O caldo é um dos pratos mais populares na época de frio, mas se engana quem pensa que se trata de uma especialidade 100% saudável. “Muitas vezes, eles são feitos a partir de carnes ricas em gordura. O correto é prepará-lo com carnes magras”, diz a nutricionista. 


Fibras para equilibrar 
As fibras reduzem a absorção de gorduras e carboidratos e, dessa forma, equilibram as calorias ingeridas. Além disso, elas também ajudam a regular o intestino, o que é um dos caminhos certos para um corpo sequinho. “Para contar com esses benefícios, acrescente aveia ou quinua em flocos ao seu prato”, ensina Carina. 


Sopa = prato principal 
Na hora de eliminar os excessos, substituir a refeição por uma sopa é uma das estratégias mais comuns. No entanto, não é qualquer sopa que pode ser considerada um prato principal. “Para ser completa, ela precisa ter porções de proteína e carboidrato, ter um pouco de gordura boa e ser rica em vitaminas e minerais”, fala Carina.


Fonte: Boa Forma

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