segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Por que é tão difícil comer de forma saudável

Bom dia... 
Como foi o domingo de eleição? 
Aqui na minha cidade foi bem tranquilo. Mas uma sujeira generalizada... uma vergonha! 
Deveria ter uma lei que obrigasse a cada candidato, eleito ou não, a recolher seu lixo eleitoral... 
Mas... não há. Muito triste...
Pois bem, vamos lá...
Achei na net uma matéria muito legal, que fala sobre como é difícil comer de forma saudável. Eu gostei bastante, espero que vocês também gostem. 
Bjos 
Bia 


Por que é tão difícil comer de forma saudável
por Sara Elliott - traduzido por HowStuffWorks Brasil

Você não tem de ir muito longe para encontrar um número de prováveis culpados na batalha por um dieta saudável. Da alimentação inútil dos fast foods aos alimentos processados entupidos de sódio e gorduras malignas, comer uma dieta saudável pode ser difícil.

 A dificuldade de alimentar-se de modo saudável está na quantidade de comida com pouco valor nutricional que nos cerca

© Brian Chase / iStockphoto.com
  Uma das dificuldades de comer de modo saudável é a quantidade de comida com pouco valor nutricional que nos cerca.
É saboroso

Alimento é combustível, o que o torna essencial à sobrevivência. Mas comer também é prazeiroso, um fato que não está perdido na indústria alimentícia. David A. Kessler, no livro "The End of Overeating: Taking Control of the Insatiable American Appetite" (O Fim da Comilança: Tomando COntrole do Insaciável Apetite Americano), fala sobre o ponto de glória de certos alimentos, uma perfeita mistura de gorduras, açúcares e sódio que gera enorme prazer. Isso não é hipérbole, mas ciência, e ciência do alimento é um negócio sério que resulta em bilhões de dólares de receita anualmente. Da próxima vez que você quiser uma batata frita e correr até o drive-through de mais próximo, você pode estar respondendo ao desejo por um alimento que a natureza nunca planejou ser tão irresistível ou potencialmente perigoso para a sua saúde. Existe uma solução? Bem, provavelmente, mas será preciso muita força de vontade para superar a atração que exercem sobre você os pratos astuciosamente preparados, que são saborosos, mas ruins para a sua saúde.

Comi muito

Quando você come demais, e todos nós fazemos isso de vez em quando, você pode estar se prestando um grande desserviço. Se corpo, sem dúvida uma proteção contra a fome, tem estratégias em vigor que tiram vantagem do alimento quando ele está disponível. Isso pode fazer do comer saudável um problema.

Quando você come demais, seu estômago dilata, e uma vez dilatado, ele vai precisar de mais comida para ser preenchido. A comilança também pode acionar seu hipotálamo, que regula o apetite, a ansiar por mais comida. Essencialmente, quanto mais você come, mais você quer comer.

Isso pode se tornar um círculo vicioso, especialmente nas festas de final de ano, quando as pessoas abusam da comilança. As resoluções bem-intencionadas de fazer dieta depois do ataque de voracidade alimentar pode ser mais difícil de implementar do que se pensa, e quando você conseguir começar a comer certo novamente, pode exigir um grande comprometimento e alguns meses de esforço para desfazer os danos.

Mas vovó comia o que ela queria

Numa época de automóveis e outros gadgets que nos poupam trabalho, você provavelmente está fazendo menos exercícios do que faziam as pessoas de algumas gerações atrás. Menos exercícios significa que seu corpo precisa de menos comida. Isso seria ok, não fosse o fato de que comer é muito legal. E você não saberia, naquela época, que os tipos de alimentos que fazer as combinações mais maravilhosas, como gorduras, açúcares e sal, são altamente calóricos e pobres em muitos nutrientes importantes.

Há alguns consertos que você pode usar aqui, como exercitar-se mais, tomar vitaminas e comer muita fruta e vegetais diariamente. Uma ótima regra prática é, não importa o plano alimentar que você está experimentando, coma uma variedade de alimentos todos os dias, limite a ingestão de gorduras, coma devagar, beba muita água e consuma apenas as calorias que você usa no dia-a-dia (o que se come além do necessário fica guardado no corpo em forma de gordura).
Você não está sozinho na luta para comer certo. Reservar um tempinho para ler as informações nutricionais nos alimentos que você compra pode ajudar a entender como os ingredientes vão caber na sua dieta balanceada.

Fonte: Uol

2 comentários:

  1. Oi Bia, quanto tempo...
    Passando por aqui pra me inspirar com suas postagens. Realmente é muito difícil resistir às tentações de hoje. No tempo da minha vovó, ela comia o que queria, mas era mais frutas, verduras, produtos integrais e menos industrializados. Não é a toa que ela viveu até os 96 anos...
    Acredito que devemos aproveitar algumas boas práticas de antigamente.
    Grande beijo. Sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marilyn, sumida...
      concordo com vc.. se nos alimentássemos como eles, teríamos mais saúde e não lutaríamos tanto contra a balança.
      Apareça mais vezes.
      Bjos
      Bia

      Excluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...