terça-feira, 5 de junho de 2012

3 regras simples para emagrecer


Confira três táticas fáceis, mas superpoderosas, para vencer a luta contra a balança. Por  Carla Conte

Entra ano, sai ano e você continua com a mesma queixa: não consegue enxugar aqueles quilinhos que insistem em mascarar suas curvas. Tentativas não faltaram, pelo contrário: a lista das dietas que entraram na sua vida vai de A a Z, mas mesmo assim a balança não se rendeu. Se essa novela parece familiar, chegou a hora de mudar o roteiro. Agora, o final da história será diferente. Para ajudá-la a reverter o cenário, consultamos os maiores especialistas no assunto no país — o endocrinologista Alfredo Halpern, do Hospital das Clínicas de São Paulo e criador da Dieta dos Pontos, o colega Walmir Coutinho, coordenador da Força-Tarefa Latino Americana de Obesidade, a diretora do grupo Vigilantes do Peso de São Paulo, Cleide Guimarães, a empresária Lucília Diniz, que eliminou 60 quilos da sua silhueta, e a nutricionista Ana Herb, do Centro de Recuperação e Estudos da Obesidade (Creeo). Com eles, escolhemos a dedo três poderosíssimas estratégias para ajudá-la a fazer as pazes com o espelho. A seguir, o resultado. Tudo ao seu alcance!

Passos para enxugar as medidas sem sacrifício
Garota combolo

1. Corte 50% do doce
A maioria de nós não resiste aos encantos açucarados e se rende principalmente ao chocolate quase todos os dias — e em doses exageradas. Ops, hora de mudar. “Quem quer conquistar um corpo cheio de curvas tem de reduzir a cota de guloseimas pelo menos pela metade”, diz o endocrinologista Alfredo Halpern. Se o açúcar representa o paraíso na terra cada vez que passa pela nossa boca, o doce também é cruel e impiedoso com a nossa silhueta. Então, por que permitir 50%? “Estudos comprovam que, quando se restringe demais o cardápio, cortando radicalmente os ingredientes mais amados, o risco de um ataque à geladeira aumenta potencialmente”, diz a nutricionista Ana Herb. Para as formiguinhas de plantão, há duas maneiras de manter o projeto musa. Se a necessidade de degustar um docinho for diária, tudo bem. Mas a dose terá de ser pequenina. Vale comer todo dia, por exemplo, um bombom Alpino ou Sonho de Valsa, uma banana passa com chocolate, dois cookies de chocolate, dois biscoitos recheados, dois brigadeiros pequenos (tamanho de festa), uma minibarrinha (15 gramas) de chocolate, daquelas que vêm em caixa com miniaturas da Lacta ou da Nestlé, ou dois Bis. Outra opção, mais recomendada: o regalo fica liberado só uma vez por semana e, nesse caso, a dose aumenta: uma taça com duas bolas de sorvete diet com cobertura diet, uma fatia de bolo ou de torta de frutas, um quadrado de brownie, uma fatia de pudim de leite, uma taça de musse ou uma barra de 50 gramas (tipo Suflair) de chocolate. Mas atenção: não misture dois doces em um só, como a tradicional dupla torta ou bolo com sorvete. E procure optar por doces que levem fruta, como musse de maracujá, torta de maçã, bolo de laranja, em vez daqueles que são chocolate puro. Assim, você reduz o teor de gordura da sobremesa e minimiza as calorias. E por último: quando for impossível resistir ao doce que mais ama, divida com uma amiga. Assim, as duas saboreiam a delícia sem sair da linha.

2. Diga sim ao carboidrato camarada
Descarte de uma vez por todas aquela velha estratégia de cortar pão, massa e arroz para tentar um emagrecimento a jato. Várias pesquisas já provaram que reduzir drasticamente a cota de carboidrato do menu pode provocar queda no rendimento intelectual, cansaço e até mesmo depressão. “E quem adota regimes radicais está fadado a engordar tudo de novo”, diz o endocrinologista Walmir Coutinho. Mas como mantê-los no cardápio e perder peso? Você precisa saber escolher o carboidrato do bem. O refinado (presente no pão branco, nos biscoitos e no arroz branco) e o simples (como açúcar e mel) são campeões em aumentar sua fome. Ao serem ingeridos, o organismo libera rapidamente altas doses de insulina para manter o índice de glicose no sangue sob controle. E esse processo manda o apetite para as alturas. Além disso, alimentos como esses — que liberam altos índices de açúcar no sangue — são um dos principais responsáveis pelo diabetes tipo 2, que pode ser evitado adotando hábitos alimentares saudáveis. “Para despistar a fome, nutrir seu organismo e se deliciar com as refeições, adote os integrais”, diz Cleide Guimarães, do Vigilantes. Troque o arroz branco pelo integral, adote pão integral, de centeio, aveia ou de fibras e deixe de lado o pão francês ou o pão de fôrma tradicional. Opte por cereal matinal integral tipo Nesfit ou All Bran ou até mesmo aveia no lugar do tradicional Sucrilhos — altamente refinado e rico em açúcar. Se a pedida for macarrão, você encontra a versão integral em vários supermercados e lojas de produtos naturais. Quando quiser se deliciar com uma torta ou uma pizza e não tiver a chance de escolher as integrais, escolha um recheio de verdura ou legume, como brócolis, escarola e rúcula. Combinados com os carboidratos, eles ajudam a domar a sua fome.

3. Eleja seu Mc Dia Feliz
Hambúrguer, batata frita, sundae, milkshake... Qual de nós não vai à loucura por causa dessas guloseimas tentadoras? Mas o fim da história todas sabemos: arrependimento e ponteiro da balança em alta. As maravilhas do mundo da lanchonete se revelam entre os piores inimigos da dieta por ser carregadas de muita gordura — e conseqüentemente lotadas de calorias. Por isso, ou você passa a limitar a junk food no seu menu ou então vai estar fadada a viver reclamando das curvas. Mas o melhor vem agora: dá para fazer um acordo de paz com a balança sem ter que abandonar essas veneradas guloseimas. Ainda bem, porque a gente já está cansada de saber que isso é quase impossível. Tem dias que nada no mundo pode aplacar a gula a não ser um sanduíche caprichado ou um sundae daqueles. Por isso, pode incluí-los no cardápio, mas com sabedoria. “Um dos segredos é selecionar as combinações”, diz a empresária Lucília Diniz. Quando estiver na lanchonete, por exemplo, evite um menu explosivo. Se quiser um sanduíche mais reforçado, tipo Big Mac, dispense a batata frita e sobremesa. Quando quiser mais acompanhamentos, fique então com um lanchinho mais leve — por exemplo, um hambúrguer simples, uma batata pequena e um sorvete de casquinha. Se a vontade for detonar um sundae ou milkshake, permita só um sanduíche ou batata frita — e em doses pequenas. Nesse caso, o ideal é dividir o regalo salgado com uma amiga para saborear o doce sem peso na consciência. Quem adotar esse tipo de estratégia pode incluir um fast food no cardápio a cada 20 dias. Mas, se um dia sua vontade de devorar um lanche completo chegar às alturas, ok, vá em frente. Com duas condições. Primeira: maneirar no garfo nas outras refeições do dia, elegendo apenas pratos ultraleves. Segundo: esse tipo de farra gastronômica na lanchonete não pode virar rotina — sua cota é, no máximo, uma vez por mês.

Fonte: Boa Forma

domingo, 3 de junho de 2012

14 truques para emagrecer a cabeça e,consequentemente o corpo!



1.       Mude seu pensamento: Pense em saúde não em dieta,assim voce estará fazendo escolhas alimentares melhores,se cuidando e,o emagrecimento será consequencia dessas escolhas.

2.       Tente pensar nos alimentos de forma igual,por exemplo: Maçã e chocolate...um não é melhor ou mais gostoso que o outro,são alimentos diferentes,cada um com sua textura e sabor,quando se esta com vontade de maçã,o chocolate não serviria e,vice-versa.Mudar a relação com eles,o melhor é aquele que estamos querendo naquele momento!

3.       Tire da mente a palavra “proibido”.A proibição leva à compulsão,se perceber,ninguém tem compulsão por cenoura,alface,tomate,maçã,etc.As compulsões sempre são de massas,pães,doces,chocolates...os alimentos ditos “proibidos”.

4.       Comer é sinônimo de prazer,então faça com que este prazer seja real.Se vc engole a comida rapidamente não sente o sabor do alimento que vc escolheu,coma devagar,saboreando...tente acertar que temperos foram usados,se a temperatura do alimento esta a seu agrado,além de que,devagar dará tempo de seu cérebro te avisar se voce já está satisfeita.

5.       Não deixe que a comida seja o único prazer em sua vida!Muitas vezes comemos sem nescessidade procurando uma sensação de bem-estar.Arranje outros  prazeres , faça mais coisas de que gosta. Agrade-se!Assim,vc usará a comida apenas para matar a fome,consequentemente,emagrecerá!

6.       Escolha as roupas que vai usar no dia, combine cores, tecidos e modelos. Não use a primeira que estiver em sua frente,nunca fique “largada”.Sinta-se mais bonita,arrumada mesmo estando acima do peso.Só emagrece quem se gosta!

7.       Lembre-se sempre!!VOCE NÃO É QUALQUER PESSOA PARA COMER QUALQUER COISA,seja mais exigente,vc merece!

8.       Comece a praticar algum esporte ,exercicio fisico ou caminhada. Quando sentimos que estamos nos cuidando, nossa auto-estima aumenta ajudando a nos cuidar cada vez mais, mas escolha uma atividade física que te de prazer!Será um prazer a mais que voce não procurará na comida,além de ajuda-la a emagrecer.

9.    Preste atenção em si mesma e valorize-se em outros aspectos como a personalidade,suas qualidades como pessoa,as  partes do corpo de que gosta e procure tê-las em mente.Isso te dará ânimo,força ,auto-estima e,auto-confiança quando se sentir desanimada para se cuidar,para continuar a emagrecer e alcançar seu objetivo!

10.  Não se culpe quando tiver algum comportamento que não deseja,como comer demais. Perdoe-se e procure aprender com a experiência para não repeti-la mais tarde. Culpar-se, xingar-se, não vai resolver este problema, só faz com que você abaixe ainda mais a sua auto-estima,fazendo com que voce se sinta mal e,provavelmente,procurará consolo em mais alimentos “gostosos”.Saia desse circulo vicioso se tratando bem,com mais paciencia e carinho.

11.  Não deixe que sua alimentação funcione no automático,crie consciencia de seus comportamentos alimentares.Sempre pense antes de comer: se é  fome,o que quer comer,o quanto vai comer...não coma só porque te ofereceram,ou só porque outros estão comendo,ou porque vc come todo dia aquele horario,enfim...ter a consciencia do que e quanto come depende de vc!

12.  Esta é importante: Não beliscar...sempre que vc quiser comer algo,além de se perguntar antes se é fome e,o que vai escolher,visualize seu prato...não importa o que seja,já que nada é proibido,mas nosso cérebro tem que ver o que e quanto vamos comer para se sentir satisfeito.Parece estranho,mas se vc pega um pedacinho de queijo,uma bolachinha,depois de um tempo,uma azeitona,etc.Ao final de uma tarde,vc ainda não sente que comeu muito,pois seu cérebro não visualizou uma quantidade,fica “parecendo” que vc não comeu nada!E vc ainda vai jantar normalmente...Comece a fazer assim,quando quiser comer pegue um prato e coloque tudo o que pretende comer,colocando a bolacha,o queijo,a azeitona,e etc...vc visualiza a quantidade e seu cérebro registra que vc comeu e,que talvez vc perceba que já foi suficiente e mude seu jantar ou nem precise dele.Registrado e vc estando satisfeita,evita comer em excesso...e,emagrece!

13.  Se vc já tentou várias dietas e “fracassou”,ou porque nem chegou a seu objetivo ,ou porque chegou e voltou a engordar,aprenda a lidar com este sentimento e use-o a seu favor,para te ajudar a emagrecer definitivamente:                                                
Se voce fracassou ,não significa que você tem falta de capacidade... Significa que você deve fazer algo de modo diferente.                                                          
Não significa que você é inferior... Significa que você não é perfeito,ninguem é perfeito,todos erram,fracassam.                                                                      
 Não significa que você desperdiçou sua vida... Significa que você tem motivos para começar de novo.                                                                                 Fracasso não significa que você deve desistir... Significa que deve lutar com maior afinco.                                                                                                         Se conheça,aprenda com os erros,não se recrimine,se trate bem,se de chances,preste atenção a seus comportamentos para poder fazer escolhas melhores , que tenham mais a ver com vc e, com o que vc quer da vida e das outras pessoas.Não de tanta importancia á possiveis criticas,ao que as pessoas podem falar de vc e de suas atitudes.Siga seu coração.Através do auto-conhecimento podemos sim prever os possiveis fracassos e,fazer opções melhores,a nosso favor.

Redescoberta do sabor. Um dos piores hábitos praticados à mesa é o de "mascarar" o verdadeiro sabor dos alimentos. Ex.: colocar açúcar no suco de laranja, ou encher de catchup,shoyo,mostarda e outros condimentos o prato de comida. Talvez seja um dos aprendizados mais difíceis saber distinguir o sabor original. Tente. Você não vai apenas descobrir o que realmente gosta, mas também treinar o paladar, o que lhe dará poder e controle sobre o que come,ajudando a emagrecer


Fonte: http://www.pensemagro.com.br

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